Portal da Cidade Pontal do Paraná

Litoral Nota Cem

Você sabe o que é “Bolacha de Praia”?

Conheça um pouco do projeto Litoral Nota Cem que realiza um trabalho de informação ambiental da região em Pontal do Sul.

Postado em 31/01/2021 às 04:18 |

(Foto: Carla Nagibe)

Chegando em Pontal do Paraná o primeiro contato com a natureza que nos encanta são os 23km de praias apaixonantes. Mas você sabia que nosso ambiente natural tem muito mais do que isso?


A Bolacha de Praia" (Encope emarginata) é popularmente conhecida como "estrela do mar"

Outros ecossistemas interconectados, tão importantes e fascinantes como as praias, estão presentes em Pontal do Paraná. O Projeto Litoral Nota Cem realiza, há 23 anos, um trabalho de informação e interpretação ambiental do litoral do Estado do Paraná para grupos de estudantes e interessados. Ele mostra que na região existe um mosaico de ecossistemas interconectados, tão importantes e tão interessantes quanto a praia.


                                     


CONHECER PARA PRESERVAR

O projeto é composto por um conjunto de atividades que visa explorar e demonstrar as peculiaridades regionais por meio de interpretação ambiental, traduzindo o conhecimento científico disponível sobre a região para o popular, auxiliando na compreensão da importância da maneira correta de “estar” no maior trecho contínuo da floresta atlântica brasileira.





Desde 2016 o Projeto Litoral Nota Cem passou a receber os grupos em sua sede, que está situada em Pontal do Sul.  Os  participantes passam a contar com uma infraestrutura  adequada para os trabalhos, um pequeno museu com espécies da fauna costeira, espaço para conversa ao ar livre, produtos com temas da região e um local para vestiário destinado as atividades de manguezal.



Sede do projeto Litoral Nota Cem


QUEM PODE PARTICIPAR?

o objetivo é estimular o desenvolvimento de atitudes e valores que contribuem com a conservação dos recursos naturais presentes no litoral do Paraná, discutindo com os  participantes o entendimento dos aspetos naturais e culturais presentes na região, adquiridos por meio de atividades participativas. O projeto conta com roteiros de ecoturismo, turismo científico, turismo pedagógico e atividades na Ilha do Mel. Estudantes, turistas e moradores são convidados para conhecer um pouco mais da biodiversidade local.

Quer conhecer mais sobre o projeto?

CLIQUE AQUI

VISITANTES

Mais de 25 mil participantes oriundos de 245 instituições de ensino fundamental, médio e superior já passaram pelo projeto. Alunos do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e até grupos de fora do país já tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais da nossa biodiversidade. Foram 919 dias de aulas de campo.

LOJA

Em 2020 o Projeto inaugurou sua loja para venda de produtos com temas da região. Você pode encontrar camisetas, adesivos, porta chaves, conchas de mesa e quadros.


Arte do Mar: peças confeccionadas com espécies marinhas encontradas na praia de Pontal do sul, Pontal do Paraná.



Relógios que utilizam discos de vinil como base para diversos temas


Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas