Portal da Cidade Pontal do Paraná

turismo

Turismo Naútico

O Turismo Náutico está relacionado com a navegação de embarcações quando consideradas para a prática turística realizadas no mar ou em água doce.

Postado em 24/07/2021 às 23:51 |

(Foto: Divulgação)

O Brasil tem aproximadamente 7mil quilômetros de extensão de costa se a considerarmos em linha reta. De rios e canais navegáveis são 35 mil quilômetros e mais de 9mil quilômetros de margens de reservatórios de água doce, o que torna o nosso país um dos maiores potenciais para o Turismo Náutico do mundo.

Para se ter ideia sobre a movimentação do setor náutico brasileiro, na temporada 2019/2020 só os cruzeiros marítimos movimentaram mais de 2 bilhões na economia, apenas com os oito navios que fizeram roteiros no nosso litoral.

Mas o que é Turismo Náutico?

De maneira simples, o Turismo Náutico está relacionado com a navegação de embarcações quando consideradas para a prática turística realizadas no mar ou em água doce. As atividades esportivas que tenham propósito turístico também fazem parte desse segmento. São inúmeras as atividades que estão relacionadas ao turismo náutico, como os cruzeiros fluviais e marítimos, passeios em embarcações, pesca esportiva, competições esportivas aquáticas, entre outras.

No Brasil o setor está em expansão, mas ainda de forma muito tímida. A atividade começou a ser reconhecida na década de 1960, com a chegada dos cruzeiros na costa brasileira. Essa atividade costuma ser geradora de renda e empregos nas regiões onde ela é explorada, pois desencadeia a necessidade de serviços como locação de embarcações, manutenção, entre outros.

Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo

Um boletim de Inteligência de Mercado no Turismo emitido pelo governo brasileiro em julho de 2021, trouxe informações sobre o setor no país. Ele apresenta os principais destinos para o Turismo Náutico dfinidos por regiões.

Na região Norte banhada por grandes rios amazônicos, são 14 destinos, com destaque para as viagens pelo Rio Amazonas, as praias de água doce de Santarém (balneário de Alter do Chão) e em Macapá os campeonatos de kitesurf na pororoca .

O maior número de destinos apontados pelo estudo está no estado do Nordeste. São 27 destinos, com destaque para as piscinas naturais em Alagoas (Maceió, Maragogi, Paripueira e São Miguel dos Milagres), os roteiros turísticos na Bahia, e os atrativos em Pernambuco (incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha).

No Centro-Oeste foram pontuados 20 destinos, entre eles o passeio de escuna no Lago Paranoá em Brasília e um destaque especial para o Pantanal sul mato-grossense.

O Sudeste do Brasil tem 24 pontos mapeados onde se destacam a Baia de Guanabara e a Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro e atrações do litoral paulista.

Sul do Brasil

Aqui no Sul, segundo o boletim, são 15 os destinos definidos pela pesquisa, entre eles a Lagoa dos Patos (RS) e os navios de cruzeiro em Santa Catarina. No Paraná o boletim deu destaque para as cataratas do Iguaçu e para o lago de Itaipu.

Turismo Náutico no Paraná

Apesar de não estar entre os destaques no boletim de inteligência emitido pelo governo brasileiro, além de Foz do Iguaçu também foram lembrados os municípios de Paranaguá, a Ilha do Mel, Antonina, Guaratuba e Matinhos. Além do litoral, o governo ainda aposta no município de Porto Rico e alguns atrativos no norte pioneiro.

Pontal do Paraná

Apesar de ter uma área privilegiada pela natureza para a prática de atividades náuticas, abrigar entre 900 e 1.200 embarcações e possuir um número significativo de marinas, Pontal do Sul no município de Pontal do Paraná não foi citado pelo boletim de Inteligência de Mercado no Turismo.

Podemos considerar o fato de que o boletim aponta destinos que já possuem estrutura tanto no município como no setor para receber turistas que buscam lazer nautico. Pontal do Paraná é um município razoavelmente novo, com 25 anos de emancipação e agora começa um esforço para se estruturar dentro da sua vocação turística. Outra consideração pode estar assentada no fato de que o mercado do Turismo Nautico brasileiro é ainda maior do que o próprio Brasil imagina!


Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas