Portal da Cidade Pontal do Paraná

Turismo

Turismo: conheça as propostas dos candidatos para essa grande vocação de Pontal

O leitor poderá comparar o projeto de cada candidato em diversas áreas

Postado em 01/10/2020 às 23:43 |

(Foto: Portal da Cidade Pontal do Paraná)

O turismo é um setor importantíssimo, gerador de grande parte da economia do município. Confira as propostas dos candidatos para um setor muito atingido pela pandemia e que ainda tem muito para ser desenvolvido em Pontal do Paraná

Lembramos que todas as perguntas foram enviadas pelos leitores

Hoje o tema é turismo

Mauri Zampieri (PSL)

Qual a proposta para preparar a cidade para a temporada e as ações concretas que serão tomadas para termos turismo o ano todo, sem depender apenas da temporada?

No período da temporada precisamos trabalhar a questão da organização e limpeza do nosso município, de forma a tornar a experiência do veranista/turista mais atrativa, para que se sinta mais seguro e confortável ao realizar seus passeios pelo município. Outra coisa importe é a sinalização dos nossos balneários e praias, pois muita gente pensa de maneira

equivocada que cada balneário é um município. Também é importante a manutenção de locais públicos. Na entrada da cidade é necessário criar uma estrutura para a informações ao veranista/turista. Manter a parceria com órgãos governamentais para aumentar o efetivo humano e físico nas questões da segurança pública, limpeza pública (coleta de lixo orgânico e reciclados), manutenção da orla, saúde e eventos voltados ao turismo e esportes, pensando no aumento populacional na cidade. Estas são ações imediatas e a curto prazo que devemos tomar nesta época do ano e certamente que durante a gestão outras ações deverão ser desenvolvidas.

Na nossa proposta a primeira ação para manter o fluxo de pessoas que visitam Pontal é dar continuidade na manutenção e limpeza dos espaços públicos. De nada adianta apresentar uma cidade organizada durante a temporada, mas abandonada fora dela. É necessário incrementar o calendário de festas e eventos da cidade (Festivais gastronômicos, Rodeio Crioulo, Festas religiosas). Para isso faz parte do projeto construir um centro de eventos, para que consigamos trazer para a cidade, feiras, convenções privadas e públicas, eventos como encontro de motoqueiros e outras modalidades como o turismo de equipamento. Investir mais na comunicação dos eventos como as Caminhadas da Natureza, pequenos roteiros turísticos que acabam trazendo turistas do Paraná, Brasil e outros países vizinhos.

Delegado Lucio (PNM)

Qual a proposta para preparar a cidade para a temporada e as ações concretas que serão tomadas para termos turismo o ano todo, sem depender apenas da temporada? 

No meu entendimento não temos que pensar apenas na temporada, seja em uma ou mais temporadas, mas sim preparar nossa Pontal do Paraná para sempre receber o turista de braços abertos e de maneira confortável, de forma que ele se sinta bem, fale bem da cidade e estimule a visita de novos turistas, que vão gerar emprego e renda. Como fazer isto? Com a revitalização dos 23 Km de orla do município, com urbanização, construção de banheiros e abertura de concorrência para abertura de quiosques a beira mar, ciclovia e pista de caminhada, que certamente vão atrair maior número de turistas o ano todo, não só na temporada.

Posso acrescentar que a criação de um roteiro turístico náutico, incentivo a esportes como surf, vôlei de praia, voos panorâmicos de paramotor e ultraleves, campeonato de pesca, viabilizar e apoiar encontros temáticos, festa da cidade e a criação de um Centro de Eventos para incentivar o interesse das pessoas em vir para Pontal do Paraná.

Rudão Gimenes (MDB)

Qual a proposta para preparar a cidade para a temporada e as ações concretas que serão tomadas para termos turismo o ano todo, sem depender apenas da temporada? 

 Precisamos pensar Pontal do Paraná o ano todo, uma cidade com vocação turística sempre está preparada para receber o turista, o veranista e para proporcionar qualidade de vida para população. Levando em conta que na temporada temos um grande aumento no número de pessoas circulando na cidade é preciso planejamento e pleno diálogo com o governo estadual, para que durante a alta temporada possamos solucionar problemas em comum juntos, principalmente relacionados a limpeza e manutenção da praia e canais, gestão dos resíduos sólidos, entretenimento e segurança pública.

Acreditamos numa Pontal do Paraná viva durante todo o ano. Para isso é fundamental, que a cidade se movimente, principalmente com eventos e infraestrutura turística adequada para áreas comuns, como praia, praças e atrativos turísticos específicos. Seguindo nosso Plano de Governo Participativo, elencamos algumas ações: posto de informações turísticas nos balneários; construção de Portal Turístico da Cidade; construção de Mirante no Sitio arqueológico do Guaraguaçu, incentivando o turismo científico, cultural e de base comunitária na região. Ampliação das passarelas na beira mar e constante manutenção; fortalecimento de campanha de marketing turístico do município; criação de aplicativo de informações turística; adequação e reforma no Terminal de Embarque pra Ilha do Mel e diálogo constante com o município de Paranaguá para solução de Problemas; calendários de eventos, Centro de Convenções, Parque de Exposições; curso de Idiomas com foco na atividade turística; potencializar e desenvolver o turismo náutico e de eventos esportivos; capacitação para um melhor atendimento ao turista; ecoturismo de base comunitária no Guaraguaçu, Colônia Pereira e Maciel, (estrada ecológica, sambaqui, caminhadas, corrida de aventura, trilhas, passeios de barco); Implantar metodologia de qualificação dos produtos e serviços turísticos; executar projeto de sinalização turística, ecológica e cultural; executar projeto de urbanização para viabilizar o acesso às praias; executar projeto de infraestrutura na orla, contemplando ciclovia, calçadas, quiosques, passarelas, estacionamento e outros afins; Implementar novos serviços no Terminal de Embarque para Ilha do Mel; trabalhar o Turismo na Ilha do Currais, estimulando a instalação de recifes artificiais e a prática de mergulho.

Alfredo Parodi (PSDB)

 

Qual a proposta para preparar a cidade para a temporada e as ações concretas que serão tomadas para termos turismo o ano todo, sem depender apenas da temporada?

Para a temporada 2020/2021, terá que dar continuidade de programação pré-agendadas pela atual gestão, com a experiência que temos em gestão pública é inviável qualquer mudança. A partir de 2021, todos os cargos de primeiro escalão do governo municipal serão exercidos conforme critérios técnicos, portanto o secretário municipal de turismo e seus diretórios desenvolverão calendário de eventos nos meses de abril, julho e outubro de 2021, em parceria com a iniciativa privada.

Vale ressaltar que a falta de experiência e capacidade técnica do secretário de turismo reflete diretamente no baixo fluxo de turistas em Pontal do Paraná, pois o município possui inúmeros atrativos turísticos que não são explorados. Criaremos uma Arena multiuso para realização de eventos, das mais variadas áreas para fomentar o turismo entre os meses de março a novembro, além de criar calendário específico de eventos para a temporada de férias.

Josias Milani (PTC) 


Qual a proposta para preparar a cidade para a temporada e as ações concretas que serão tomadas para termos turismo o ano todo, sem depender apenas da temporada?

Colocar placas nas ruas, demarcar as praias com cores e a limpeza e conservação das praias e ruas. Trazer parques aquáticos e pousadas com águas termais e festivais de música.

João Carlos Ribeiro (PSC) 


Qual a proposta para preparar a cidade para a temporada e as ações concretas que serão tomadas para termos turismo o ano todo, sem depender apenas da temporada?

Caso eleito, já no dia 16, vamos sentar com o atual prefeito, Binho, para conversar sobre a temporada que está por vir e traçar as estratégias para que a prefeitura seja entregue em condições de tocar a temporada. Esse é o meu primeiro compromisso, estou preocupado com essa questão e vamos buscar a melhor solução a curto prazo.

O município possui festividades ao longo do ano, algumas bastante conhecidas como a Festa do Camarão, por exemplo. Precisamos buscar cada vez mais atrações significativas para que os turistas venham ao nosso município e fiquem mais tempo aqui conosco. Pensar em construções permanentes como a extensão do molhe do canal que sai para a Ilha do Mel. Temos que fazer um estudo sério e aprofundado desse assunto, assim como foi feito em Balneário Camboriú e que pode atrair mais pessoas aqui para Pontal do Paraná. Também temos a ideia de uma marina que possa atracar barcos de todo o Brasil.

Tatiane Navroski - Professora Tati (PT) 


Qual a proposta para preparar a cidade para a temporada e as ações concretas que serão tomadas para termos turismo o ano todo, sem depender apenas da temporada?

O erro começa aí. Preparar Pontal para a temporada e não para o turismo. As características geográficas, climáticas e de belezas naturais identificam Pontal do Paraná como um município de vocação predominantemente turística. No momento atual se observa que um dos maiores anseios da comunidade está voltado para o trabalho e para renda das famílias de Pontal do Paraná. Um Plano Municipal de Turismo seria a base de medidas para dinamizar o turismo e gerar empregos. A cadeia econômica turística gera empregos sabendo que atividade turística responde por 1 em cada 5 empregos. A falta de infraestrutura é a maior reclamação dos turistas, e o grande desafio é aumentar o tempo de permanência do turista na nossa região. Não concorremos entre nós (Matinhos, Guaratuba, Pontal), mas sim com outras regiões turísticas do país. E nosso potencial é imenso, mas é necessária a união e uma boa articulação com Curitiba e região. Vamos elaborar um calendário de eventos para que ocorra uma atração a cada fim de semana em balneários diferentes do nosso litoral, como festivais gastronômicos, artísticos, encontros de motociclistas e festas religiosas para alavancar o turismo. É preciso valorizar o turismo gastronômico, esportivo, cultural, religioso etc. Criar calendário oficial de eventos culturais no município, divulgando o mesmo por diversos meios para que os munícipes e também turistas possam prestigiar, com acompanhamento de TURISMOLOGOS, cuidar do embelezamento da cidade para que o turista se sinta atraído com o local, incentivar a vinda de hotéis e pousadas para instalação no município, treinar e capacitar os profissionais ligados ao turismo para bem receber o turista e buscar recursos junto às instâncias estaduais e federais.

Edgar Rossi (PSD) 

Não recebemos a proposta do candidato até o fechamento da edição.


Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas