Portal da Cidade Pontal do Paraná

evento

Ciclorrota de Pontal do Paraná é inaugurada com o Pedala Paraná

Na manhã deste sábado (11) aconteceu em Pontal do Paraná a inauguração da Ciclorrota no Guaraguaçu.

Postado em 11/09/2021 às 15:42 |

(Foto: Cesar Ramires/Prefeitura de Pontal do Paraná)

Na manhã deste sábado (11) aconteceu em Pontal do Paraná a inauguração da Ciclorrota no Guaraguaçu. O evento vem de encontro com o Pedala Paraná, evento do governo do estado com parceria entre os municípios participantes e demais entidades. O Pedala Paraná é o primeiro evento oficial esportivo que retoma aos poucos por conta da pandemia.

Além do prefeito Rudão Gimenes, a vice-prefeita Patricia Marcomini, o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, João Carlos Marcon, estavam presentes o superintendente estadual do esporte Hélio Wirbiski, secretários municipais, prefeitos e secretários de esporte da região e demais autoridades. O deputado Federal Rubens Bueno e também a presença dos representantes do SESC, DETRAN, UFPR.

O ex-jogador de voleibol Giba também participou do evento e incentivou as modalidades esportivas e reforçou a questão do esporte para todas as idades. “Sempre um prazer estar aqui para mostrar a importância no esporte. Muito importante este lançamento aqui do Pedala Paraná e também o jogo dos idosos que já é um sucesso, da mesma forma como o projeto que fazemos com as crianças que já é sensacional. Agradeço a todos pela presença e ótima pedalada a todos os participantes”.

O superintendente estadual do esporte agradeceu ao prefeito Rudão Gimenes pelo apoio ao esporte e falou sobre os demais projetos que movimentarão o turismo no litoral. “Dar visibilidade para o Pedala Paraná é também um ponta pé inicial para demais eventos esportivos que acontecerão em toda a região. Estes eventos movimentam a economia, porque hospedam e alimentam as pessoas que participam, fomentando o litoral”.

O secretário municipal de esportes Marcon estava muito satisfeito com o sucesso do evento. “ O evento foi do jeito que esperávamos, com todos os protocolos e também além de receber os ciclistas, também tivemos a demonstração do tiro com arco, da zumba, de alguns dos nosso projetos”.

Rudão Gimenes agradeceu a participação de todos os ciclistas, das autoridades presentes e falou sobre o evento. “Um grande prazer poder inaugurar esta ciclorrota. Já estávamos planejando, mas em razão da pandemia, adiamos e hoje felizmente conseguimos colocar este projeto em prática, juntamente com o Hélio Wirbiski. Este não é apenas um evento, é também um projeto que vai capacitar toda a comunidade do Guaraguaçu. Vamos desenvolver um turismo de qualidade, com capacitação do SESC pra toda a comunidade local”. Segundo Rudão, a região passará por uma transformação.

“Poder transformar esta região, vocês que vão pedalar nesta rota que estamos inaugurando, terão a oportunidade de pedalar em uma natureza preservada. Essa rota tem o objetivo no decorrer dos meses inaugurar até Pontal do Sul, e aí sim fazer uma estrada ecológica, que antigamente nós íamos até a região de Pontal por esta estrada quando não tínhamos a PR 412”.

O prefeito falou ainda sobre os demais projetos que serão implementados na região com verba estadual. “Esta é uma região muito bonita e a prefeitura tem o objetivo de potencializar este local, mostrar esta beleza para todo o estado e Brasil para que vocês possam aqui degustar de tudo isso. Quero agradecer ao Hélio pela verba destinada ao município, também agradecendo ao governador Ratinho Junior, porque teremos também uma obra aqui ao lado. Vamos neste terreno público construir uma escolinha náutica. Estou entregando aqui ao secretário de estado, o projeto da escolinha náutica e também da escolinha do surf que será m Ipanema com verba de 600 mil e colocaremos em prática para ser executado no próximo ano”. Declarou Rudão.

Projetos

Os novos projetos de Pontal do Paraná incluem uma escolinha náutica com stand up, caiaque, passeios no rio em toda esta região, e no CMEI do Guaraguaçu, ao lado será construído um cento de informação turística para fazer receptivo para os turistas que chegarem ao município.

Evento

Além do ciclismo, a secretaria municipal de esportes preparou algumas apresentações artísticas como zumba com a terceira idade e montou um espaço para tiros com arco, modalidade Olímpica que possui oficina em Pontal do Paraná.

Os ciclistas que vieram de diversos municípios do estado percorreram os 20 km até a aldeia indígena no Guaraguaçu, uma antiga estrada do município que agora faz parte da ciclorrota.

O Pedala Paraná têm 80 ciclorrotas, para saber as demais basta acessar https://www.aen.pr.gov.br/arquivos/1008ciclorrotas.pdf

Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias