Portal da Cidade Pontal do Paraná

INOVAÇÃO

Texwhite do Brasil: um modelo inovador de franquia

A Texwhite do Brasil cresceu e tornou-se franquia, mesmo em tempos difíceis.

Postado em 30/08/2021 às 21:31 |

Primeira unidade franquia Texwhite - Morretes/PR (Foto: Texwhite)

Primeira unidade franquia Texwhite - Morretes/PR (Foto: Texwhite)

A pandemia aqueceu alguns setores, entre eles o de materiais de construção. Mais tempo em casa e o home office modificaram o comportamento e a relação das pessoas com as suas residências.

Conheça um pouco da história de José Paulo Santana e Maria de Fátima Santana, diretores da Texwhite do Brasil. Ele é um londrinense que está em Pontal do Paraná desde 1995 e junto com a sua família, contribui com o desenvolvimento do município. Ele conta como a empresa surgiu, os processos pelos quais passou, o envolvimento da família e as novidades para o futuro.

Como surgiu a Texwhite do Brasil?

A empresa surgiu há 10 anos, com o objetivo de deixar um legado para os nossos filhos. Com a venda de um imóvel em Ipanema, construímos a primeira loja no Balneário Carmery. Por dois anos trabalhamos com a venda exclusiva de uma marca de tintas, chegando a ter cinco lojas. Quando essa marca saiu do mercado muitas dificuldades apareceram. Foi quando decidi que continuaria vendendo tintas, mas criaria uma marca própria. A Texwhite do Brasil surgiu depois de muita pesquisa de mercado. Eu queria criar uma marca forte, que causasse impacto ao ser pronunciada.


José Paulo Santana/diretor da TEX WHITE do Brasil/Pontal do Paraná

Texwhite do Brasil

Vou continuar vendendo tinta nem que tenha que fazer no liquidificador da minha casa. Essa frase foi a mola impulsionadora na criação da Texwhite do Brasil.

José Paulo Santana/diretor da TEX WHITE do Brasil/Pontal do Paraná


Como foi o processo até chegar ao mix de produtos que a Texwhite do Brasil tem hoje?

O desenvolvimento da empresa foi marcado nos últimos anos por intenso processo de pesquisa, busca de tecnologia, capacitação técnica, inovação na área de produto e estudo de mercado. Passamos as mesmas dificuldades que a maioria dos empreendedores brasileiros enfrentam.

Decidimos começar com o desenvolvimento dos produtos considerados mais simples em relação a fabricação, que são as massas, como textura, grafiato e massa corrida. Foram anos de pesquisas, porque alguns produtos precisam de até cinco anos de testes antes de serem colocados no mercado.

Hoje já contamos com um maquinário com excelente tecnologia, mas no início, sem muitos recursos nossa primeira máquina de tinta foi fabricada por nós.

Qual o envolvimento da família ao longo desses anos?

A família sempre esteve unida em torno do projeto. Temos três filhas e um filho, e todos de alguma maneira estão envolvidos com a empresa. Isso tem sido a grande alavanca do crescimento da empresa e uma grande satisfação. 


Hoje a família conta com dois profissionais formados na área de Química Industrial: minha filha Ana Carolina Santana e meu genro Anderson de Carvalho. 

Ana Carolina Santana, formada em Química industrial, Tecnóloga em Administração e em Vendas e Anderson de Carvalho, formado em Química industrial, Tecnólogo em Vendas e em Logística

Além dos produtos, a Texwhite do Brasil também possui um parque gráfico. Porque a decisão de fabricar seus próprios rótulos?

A empresa possui uma linha completa de produtos na área de tintas imobiliárias. São 34 produtos em 83 tamanhos de embalagens. O custo para embalar todos esses itens era grande. A solução foi criar junto ao parque industrial um parque gráfico para produzir os rótulos dos produtos. Foi um segundo momento de pesquisas no mercado gráfico, com a aquisição de impressoras e equipamentos específicos.

Qual a principal marca registrada da empresa em relação aos produtos?

Uma frase de Robert Bosch (fundador da Bosch) representa o pensamento de cada produto da empresa: “sempre insisti em me assegurar que cada produto meu só saísse da fábrica se fosse bom o bastante para resistir a qualquer teste, que ele, entre os bons, fosse o melhor”. Guardei essa frase e cada produto da marca Texwhite do Brasil é pensado para garantir a satisfação total dos clientes. Somos 100% qualidade. Um exemplo disso é a manta liquida, um dos nossos lançamentos mais recentes. É uma tinta emborrachada, utilizada para vedação. Tem acabamento aveludado, com cor, e que já chegou disparando em vendas, inclusive para outros estados.

Nesse ano, ainda dentro do período da pandemia, a empresa expandiu e abriu a sua primeira franquia. Com está sendo crescer em tempos difíceis?

Já tínhamos a ideia de nos tornar franquia e como em toda a nossa história, a família trabalhou junto nesse processo. Fomos buscar know-how e conhecimentos sobre o assunto. Durante o ano de 2020, no auge da pandemia, preparamos o nosso novo modelo de negócio: a franquia fábrica e loja integradas. Nossa marca era forte, os produtos reconhecidos pelos nossos consumidores e tínhamos parceiros importantes. Nossos franqueados encontram na marca Texwhite do Brasil treinamento contínuo, um modelo diferenciado de negócio e produtos de alta qualidade, já reconhecidos no mercado. Agora a Texwhite do Brasil está com a sua primeira loja franqueada, que inaugurou no dia 7 de agosto em Morretes/PR. A primeira de muitas que virão.



Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas