Portal da Cidade Pontal do Paraná

VISTAS DO MEU PONTO

O tempo ta passando - Ligeiro

Hoje é 21 de julho, 202º dia do ano, faltam 163 dias para darmos adeus a 2021.

Postado em 21/07/2021 às 11:01 |

Hoje é 21 de julho, 202º dia do ano, faltam 163 dias para darmos adeus a 2021. Prezados amigos leitores, já estamos abrindo as portas para a chegada do mês de agosto, já estamos nos aproximando do “7 de Setembro”, daqui a pouco tem “12 de Outubro”, Finados e “15 de Novembro”, daí já é Natal e chegou a “Virada” (Ano Novo). O tempo está passando ligeiro.

Isso significa que estamos ficando mais velhos (com certeza), mas, também, a grande maioria de nós, fica mais experiente (lapidados). Porém, essa não é necessariamente a questão, pois o objeto deste texto não é o ficar mais velho, mais maduro, mais vivido, nem o mais experiente, a questão deste deste artigo desta semana é que já é julho e o que fizemos nestes mais de duzentos dias já transcorridos em 2021, ou ainda, o que vamos fazer do agora até o final deste ano ?

O primeiro passo é fazer um feedback, ou seja, o que realizamos até agora, o que acertamos e o que erramos (ter consciência das consequências boas ou mas das nossas ações). Depois, planejar e projetar o futuro. É chegada a hora de pensar a temporada, os feriadões da nossa pré-temporada também não podem ser esquecidos, é hora de iniciar o projeto para o Natal e Ano Novo, já temos que ter foco em 2022 (não esquecendo do Carnaval).

Precisamos ter em mente que com a imunização crescente (vacinação contra o Covid), a retomada econômica se descortina pujante, enfim, o período de trevas certamente dará espaço a um momento de luz. Para nós do litoral do Paraná, depois de um inverno rigoroso, será o momento de praias cheias, recebendo turistas e veranistas de todos os cantos do estado, bem como de outros, e até de outros países. Será a hora de ganhar dinheiro, de se sobrepor aos prejuízos da pandemia, de impulsionar as economias locais, de dar fôlego aos comerciantes, de gerar excedentes financeiros, e de voltar a investir (gerando assim, desenvolvimento).

Felizes são aqueles que percebem essa lógica primeiramente, se planejam e se estruturam, pois assim o sucesso fica mais fácil. É hora de projetarmos um grande evento de abertura da temporada 2021/22 (logicamente ainda com alguns cuidados sanitários), mas, sobremaneira, um grande atrativo para que as pessoas venham, se sintam seguras, e percebam que é possível voltar a curtir a praia. Precisamos de um “Natal de Luz”, carecemos de um “Show da Virada” (fogos sem estampido), queremos um “Carnaval da Alegria”.

O mundo desenvolvido já retomou a vida normal (Estados Unidos e Europa vida que segue). Nós precisamos seguir esse mesmo caminho, sem medo, com responsabilidade, e com muito empreendedorismo. Assim, conclamo os poderes executivos dos municípios balneários, a sociedade civil organizada, se unam para fazer a retomada, pois, “Juntos, somos certamente mais fortes, mais organizados e mais eficázes”.

Fraternal abraço.


Roberto Stelmacki Junior :.

Cidadão Pontalense e do Litoral Paranaense

Professor, Consultor e Coach

Especialista em Geopolítica, Filosofia e História do Paraná

MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Mestre em Administração com Ênfase em Desenvolvimento Territorial

Presidente do ConSeg Pontal do Paraná

Vice-Presidente da ACIAPAR e Consultor da ACIMA e ACIG

Em Pontal do Paraná:

Secretário do Conselho da Comunidade

Membro do Conselho Municipal do Contribuinte

Membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente

Membro do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes (?)

Membro do Comitê Organizador do PRODEC (?)

Membro do Comitê de Crise Covid

Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">