Portal da Cidade Pontal do Paraná

pandemia

Luta contra COVID-19 requer empatia e engajamento de todos

Quando a pandemia de covid-19 teve início, em março do ano passado, muita gente pensou que a empatia seria a palavra de ordem da sociedade.

Postado em 01/04/2021 às 14:49

(Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná)

Desde 2019, a palavra empatia é apontada como a expressão do ano. Mas arrisco dizer que, a cada ano que passa, ela realmente se torna mais necessária. No dicionário, uma das definições para empatia é a capacidade de se identificar com outra pessoa, sentir o que ela sente. É o famoso se colocar no lugar do outro.

Quando a pandemia de covid-19 teve início, em março do ano passado, muita gente pensou que a empatia seria a palavra de ordem da sociedade. Que passar por uma tragédia em comum faria com que as pessoas, de fato, começassem a pensar em comunidade por experienciar dramas semelhantes.

O problema é que, diferentemente do que foi dito, nunca estivemos no mesmo barco. A pandemia nunca foi igual para todos. Se você ainda tem dúvidas, faça uma pesquisa na internet e busque imagens de ônibus lotados de pessoas com máscaras nas grandes cidades. São pessoas se arriscando em condições precárias para trabalhar e manter serviços essenciais.

Em contrapartida, preste atenção a qualquer feriado, quando a parte da sociedade que, em geral, pode se isolar aderindo ao home office, prefere viajar. Isso aconteceu no fim de semana, quando Curitiba decretou lockdown para tentar diminuir os casos de covid-19.

A intenção era tirar as pessoas das ruas, evitando que elas tivessem que ir trabalhar. O resultado foi o contrário, com alto volume de carros em direção ao litoral paranaense. Alguns turistas só não entraram nas cidades litorâneas porque foram obrigados a passar por barreiras restritivas.

Em momentos como este, vale questionar: cadê a empatia? Enquanto olharmos apenas para a nossa realidade e pensarmos única e exclusivamente em nós, será difícil conter a pandemia, que já parece interminável no Brasil. Onde foi parar a tal empatia de que tanto falamos? Está mais do que na hora de encontrar!

Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">