Portal da Cidade Pontal do Paraná

ferry boat

Filas no ferry boat de Guaratuba viram rotina após nova administração

Neste fim de semana, quem passou pelo ferry boat de Guaratuba, enfrentou longas filas para conseguir fazer a travessia.

Postado em 03/05/2021 às 19:39 |

(Foto: Jorge Woll/DER)

Neste fim de semana, quem passou pelo ferry boat de Guaratuba, enfrentou longas filas para conseguir fazer a travessia.

É o caso do Paulo André Lopes, que esperou por três horas na fila, na última sexta-feira (30). Ele conta que a situação se repete desde que a nova concessionária começou a operar, no dia 7 de abril.

Frederico Júnior passou pela mesma situação neste fim de semana. Ele reclama da falta de informação por parte da empresa responsável.

Augusto Pedrotti, presidente da Associação Comercial e Industrial de Guaratuba, afirma que a entidade já buscou um posicionamento da empresa que administra o ferry boat, mas aguarda a resolução do problema. Ele explica que o erro já começou no processo de licitação.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Guaratuba diz que a situação é prejudicial para a recuperação da economia local.

Por meio de nota, o Departamento de Estadas e Rodagem (DER/PR), esclareceu que a travessia passa por um momento incomum, de transição entre concessionárias, após décadas de atividade da empresa anterior. A situação deve melhorar com a atuação de mais embarcações, sendo normalizada na sequência, segundo o DER/PR.

O departamento informa ainda que está acompanhando a situação, já tendo notificado a empresa concessionária quanto a esclarecimentos do que está sendo feito e planejado para melhorar a situação. A mesma providenciou uma balsa, atualmente passando por adequações, que passará a ser utilizada na travessia também, após passar por inspeção da autoridade marítima. Além disso, o DER/PR informa que estão em tratativas para acelerar a chegada de mais embarcações.

Com a mudança, a nova empresa concessionária deve iniciar uma série de melhorias, que incluem a revitalização do pavimento, drenagem, iluminação e sinalização da área de concessão, implantação de ciclovias, e a reforma e adequação dos quatro atracadouros, incluindo rampas e flutuantes, já a partir deste primeiro ano de contrato.

Também serão revitalizadas edificações da área, incluindo a bilheteria secundária de Guaratuba, nos anos um e dois e nos anos sete e oito do contrato; a bilheteria da Prainha nos anos dois e oito; a lanchonete; Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU); instalações sanitárias; fraldário e área de convivência do lado de Guaratuba nos anos um e, depois, nos anos sete e oito.

A empresa deverá ainda construir uma nova bilheteria principal em Guaratuba, um novo SAU em Prainha, e instalar sistema antiqueda de veículos nas embarcações do DER/PR, ainda no primeiro ano da concessão, com implantação de uma barreira flutuante para contenção de vazamento de óleo prevista para o segundo ano.

Com a mudança de concessionária, a tarifa básica do ferry boat de Guaratuba foi reajustada para R$ 8,90. Estão isentos do pagamento os veículos emplacados e pertencentes a proprietários que residem no município de Guaratuba, para uma viagem de ida e volta, uma vez ao dia.


Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">