Portal da Cidade Pontal do Paraná

entrelinhas

Massa de manobra

A regra do jogo é o rompimento da regra e o que vemos é o “fla-flu” da ciência

Postado em 09/09/2021 às 12:48 |

O tema, eu sei, já é senso comum, mas vamos tentar olhar a coisa por outro ângulo. Nestes tempos de polarização, que por si só já é um absurdo, vamos observar que a grande maioria das pessoas são conduzidas a defender uma posição que, na verdade, desconhecem.

Um dos problemas da contemporaneidade é o excesso de informação e a incapacidade de selecionar conteúdos no meio virtual. O outro problema é exatamente este, pensar que as redes sociais são suficientes ou eficientes para embasar a compreensão dos temas que urgem no dia a dia.

Para piorar, existem as bolhas: Grupos de Whatsapp ou Facebooks bem trabalhados onde, com orgulho, o sujeito conta que já cancelou todos que estavam do “outro lado”. Cria-se um mundo perfeito, sem aborrecimentos, onde os elogios aumentam as certezas e preenchem qualquer cotidiano cinza.

A coisa fica ruim mesmo quando a mudança de comportamento depende de um entendimento da realidade e a realidade, por vezes, é relativa. A regra do jogo é o rompimento da regra e o que vemos é o “fla-flu” da ciência.

Por fim, ainda existe uma saída para muitos de nós. Esta, demanda de leitura e a leitura à que me refiro não é o texto falado no youtube ou no blog de algum formador de opinião. É sim, aquele livrinho mofado esquecido no recôndito, em uma prateleira qualquer. Enfim, precisamos de mais um Iluminismo para os queridos hesitantes, pois para os convictos; não há nada o que fazer! 

Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas