Portal da Cidade Pontal do Paraná

Aulas presenciais

Grupo de pediatras lança campanha para volta às aulas no início de 2021

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1,5 bilhão de estudantes em todo o planeta chegaram a ficar sem aulas presenciais. L

Postado em 10/12/2020 às 14:17 |

(Foto: Escolas Exponenciais)

Desde que surgiram os primeiros casos de coronavírus, governos de todo o mundo recorreram a medidas drásticas para conter as contaminações. Tendo como base a experiência da pandemia da gripe H1N1, na qual crianças e idosos eram os principais grupos de risco, uma dessas medidas foi a suspensão temporária das aulas presenciais. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1,5 bilhão de estudantes em todo o planeta chegaram a ficar sem aulas presenciais.

Com o surgimento de estudos científicos que concluíram que crianças são menos propensas a contrair a Covid-19 e oferecem menor capacidade de transmissão do vírus para a comunidade em geral, diversos países passaram a retomar as aulas presenciais com diferentes medidas de segurança, que levaram a resultados positivos. A maioria, porém, foi capaz de evitar surtos significativos que levariam a um novo fechamento das escolas.

Apesar de evidências científicas de que crianças representam menos de 10% dos casos, têm baixo número de internações e mortalidade de até 0,3%, no Brasil as aulas permanecem suspensas na grande maioria das escolas há quase nove meses.

Preocupados com as consequências do fechamento das escolas relacionadas aos aspectos físico, mental e social das crianças (sobretudo aquelas matriculadas em escolas públicas), um grupo criado por pediatras lançou, em 1º de dezembro, a campanha “Lugar de Criança é na Escola”. O objetivo da iniciativa é mobilizar a sociedade e o poder público para o retorno seguro das escolas públicas no início de 2021.


Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">