Portal da Cidade Pontal do Paraná

Transparência

Pontal ocupa 38ª posição no Índice de Transparência da Administração Pública

O índice é um parâmetro utilizado pelo TCE e sociedade para medir o grau de transparência dos portais eletrônicos dos municípios

Postado em 04/01/2021 às 14:38 |

Em 2019 o município ocupava a posição 305 entre os 399 municípios paranaenses. Na edição de 2020 o município deu um salto de mais de 57% e está em 38º lugar.

O Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2018, e um dos objetivos é a participação da sociedade na fiscalização dos portais públicos. Com isso, pretende-se instituir uma cultura de participação e de envolvimento das pessoas com o controle social. Na primeira edição foram coletados dados apenas dos portais das prefeituras. Na edição de 2020 outras fontes foram incluídas como câmaras de vereadores, os portais da esfera estadual e o próprio Tribunal de Contas.

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) é um órgão prestador de serviços de relevância social. Seu grande objetivo é garantir que o dinheiro pago pela população, sob a forma de impostos e taxas, seja bem aplicado e retorne à comunidade, por meio de serviços de qualidade.

O índice é um indicativo que auxilia os observatórios locais no acompanhamento e fiscalização das despesas públicas municipais.

Pontal do Paraná não possui um observatório formado por cidadãos com o objetivo de acompanhar e fiscalizar os gastos públicos.

Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas