Portal da Cidade Pontal do Paraná

DRONES

Pontal do Paraná vista de cima!

Além de belas imagens, os drones podem contribuir nas áreas da saúde, obras, turismo e segurança pública.

Postado em 06/02/2021 às 10:11 |

(Foto: Cesar Ramires)

Inicialmente utilizado com funções de vigilância e espionagem militar, hoje os drones estão cada vez mais presentes no cotidiano das cidades, auxiliando em diversas áreas. Pequenas aeronaves não tripuladas, conseguem captar imagens (tanto vídeos como fotos) de alta definição ou acompanhar em momento real diversas situações. Em um futuro próximo, uma das funções do drone deverá ser auxiliar no transporte de pequenas encomendas, fazendo parte do planejamento urbano das grandes cidades.

Certamente você já viu belíssimas imagens aéreas de Pontal do Paraná que foram feitas com drone. Muitas delas foram captadas por Cesar Ramires, morador do balneário de Shangri-lá, e que trabalha no município utilizando drone profissional há quatro anos. Possui o equipamento com todas as regulamentações exigidas para a operação dentro do espaço aéreo de Pontal do Paraná, como os certificados da ANAC (Agencia nacional de Aviação), SARPAS (solicitação de acesso de aeronaves remotamente pilotadas), ANATEL (regulamentação do rádio transmissor) e um seguro exigido para que o uso profissional de drone seja liberado.


Ajudando a salvar vidas

Em muitas situações o drone é utilizado nas Forças de Segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Ele é extremamente útil nas buscas de pessoas em situação de afogamento, pois possibilita mais horas de voo no local em relação ao helicóptero, podendo realizar voos mais baixos, chegando até 2 metros de distância da água. Ele acompanha situações em tempo real, fornecendo informações que podem salvar vidas.

O drone também auxiliou em catástrofes naturais que acometeram no município, como o ciclone bomba que atingiu Pontal do Paraná no final de junho de 2020 e os dois alagamentos, um deles em janeiro desse ano. No ciclone o equipamento do Cesar ajudou a localizar pessoas que estavam em lugares de difícil acesso em função dos danos causados pelo evento natural.

Imagens dos estragos que o ciclone bomba deixou em Pontal do Paraná e que foram divulgadas na mídia nacional

Nos alagamentos a identificação dos locais para o planejamento das obras que ajudaram no escoamento também foram contribuições do trabalho com drone.

Alagamento em 2020 

Imagens do alagamento em Pontal do Paraná (janeiro/2021)

Em quatro anos de trabalho em Pontal do Paraná, Cesar Ramires já captou aproximadamente 7 mil imagens. Grande parte desse acervo está relacionado com o seu trabalho para a prefeitura do município. No Turismo o drone foi utilizado na captação de imagens para divulgação em materiais promocionais. Participou de inúmeros eventos esportivos, registrando de cima grandes conquistas. Muitas Imagens também foram captadas dos congestionamentos durante a temporada. 

Cesar Ramires, profissional que trabalha com imagens aéreas utilizando drone profissional

Imagens de drone

Durante esses quatro anos trabalhando em Pontal do Paraná fiz imagens interessantes do município, como animais marinhos que estiveram bem próximo da costa, baleias, golfinhos, leão marinho, enchentes e salvamentos nos quais estava no local quando aconteceram. Várias emissoras utilizaram imagens que fiz com o drone, como a RPC, TVCI, Rede Bandeirantes, JB Litoral, RIC TV.

Cesar Ramires, profissional que trabalha com imagens aéreas utilizando drone profissional

Imagem captada pelo Cesar da baleia que visitou Pontal do Paraná em 2018, divulgada em midia nacional.

Obras e saúde

Durante a pandemia o drone foi utilizado para auxiliar na fiscalização da orla e nas barreiras sanitárias. Uma das grandes contribuições  é a captação de imagens para o planejamento e acompanhamento de obras realizadas pela prefeitura. A facilidade no acesso a locais onde as máquinas deverão trabalhar pode gerar detalhes para o planejamento,  gerando economia para o município. Os drones também podem ser utilizados na fiscalização em ocupações irregulares de terras do município, registrando em tempo real o que acontece.


Iniciativa privada

Empresas também estão contratando serviços de drone. O ramo imobiliário é um dos que saiu na frente e tem utilizado imagens aéreas nas suas estratégias de vendas.

Conheça um pouco mais do trabalho do César Ramires.

FACEBOOK

Trabalho realizado em Fortaleza - CE

Fonte:

Receba as notícias de Pontal do Paraná no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário